24 de janeiro de 2019

As Mil Partes do Meu Coração - Colleen Hoover












Título Original: "Without Merit" | Autor(a): Colleen Hoover | Gênero: Jovem Adulto | Ano: 2018 | Páginas: 336 | Editora: Galera Record | Skoob | Ler um Trecho | Data da Leitura: 12/12/2018

Sinopse: Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.
Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. 
Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

"As Mil Partes do Meu Coração" vai nos contar a história de Merit e sua família que mora em uma igreja reformada e apelidada de Dólar Voss. Merit tem um irmão mais velho louco por atividades físicas e musculação, uma irmã gêmea linda e interessante, um irmão mais novo fruto do segundo casamento de seu pai e sua mãe mora no porão desde que se curou de um câncer. Junte a essa equação o irmão de sua madrasta e o misterioso Sagan por quem Merit se apaixonou, mas acha que não deveria.

Não é de hoje que minha relação com Colleen e seus livros é difícil. Até hoje, não encontrei nenhum livro dela que tenha sido inesquecível, que tenha me pegado de jeito ou me cativado a ponto de nunca esquecer. Acho bem estranho como muita gente ama TODOS os livros dela sem exceção.

Apesar de ser um livro Jovem Adulto com todos os dramas desnecessários comuns a esse gênero, achei que Merit e seus problemas estavam um pouco superestimados. Na verdade, ela tinha tantos segredos quanto qualquer outra família normal, exceto, é claro, pelo segredo que ela e o irmão mais velho dividiam, mas os outros segredos não eram TÃO absurdos assim. A Sinopse diz que a autora traz uma narrativa que discute os limites do que é ser normal, mas acreditem, a família Voss é bem mais normal do que a autora tenta fazer parecer.

Mesmo abordando temas importantes como diálogo familiar e suicídio, Colleen não conseguiu trazer personagens cativantes. Foi difícil me apegar a qualquer um deles, todos me pareciam rasos e nada apaixonantes, dificultando a empatia entre o leitor e os personagens. Alem disso, o romance entre Merit e Sagan não parecia plausível, sendo assim, não consegui torcer para que ficassem juntos, era muito drama desnecessário rondando os dois e, por fim, achei a leitura arrastada em diversas partes. 

Ainda que a história seja bem simples, o livro mostra a importância do diálogo entre os membros de uma família. Todos em Dólar Voss evitam assuntos que, para eles, eram difíceis de falar, mas que uma reunião de família teria resolvido diversas questões e fortalecido ainda mais os laços entre eles.

Durante a leitura de "As Mil Partes do Meu Coração" encontrei alguns momentos que não pareciam ter explicação para estar ali. São tantos pontos que não fazem sentido durante a história que eu passaria horas só enumerando e debatendo sobre cada um deles.

O título do livro em português ficou bonito, mas não combina com o livro. Durante a história explica-se porque o livro se chama "Without Merit" e o título "As Mil Partes do Meu Coração" tirou um pouco do brilho da explicação que a autora deve ter tido um trabalhão para criar, mas esse detalhe não afeta em nada o enredo.

Apesar de tudo isso, "As Mil Partes do Meu Coração" não é uma leitura ruim, mas não mergulhe de cabeça achando que encontrará um romance arrebatador ou relações difíceis que nos fazem aprender algo e cair de amores por todos os personagens. Leia sem grandes expectativas.

_ _ _ _ 

Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Colleen se formou na Texas A&M University-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou com vários projetos de ação social e de ensino, até começar sua carreira como escritora.

Outras Obras: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo