6 de fevereiro de 2019

O Assassino do Zodíaco - Sam Wilson


Título Original: "Zodiac" | Autor(a): Sam Wilson | Gênero: Suspense e Mistério | Ano: 2018 | Páginas: 464| Editora: Jangada | Skoob | Ler um Trecho | Data da Leitura: 26/01/2019

Sinopse: Numa sociedade corrupta e violenta, dividida pelos signos do Zodíaco, as desigualdades entre as pessoas vêm do berço e continuam por toda a vida. Assassinatos passam a ocorrer com brutalidade incomum, e as vítimas parecem não ter nada em comum. Seriam esses crimes uma rebelião contra o sistema ou obra de um serial killer? Para encontrar uma resposta, o detetive Jerome Burton se junta à astróloga forense Lindi Childs. Juntos eles percorrem uma trajetória sombria para tentar desvendar uma história tenebrosa de traição, amores perdidos, promessas quebradas e uma verdade devastadora capaz de abalar o mundo em que vivem...

O livro vai nos levar a descobrir um mundo separado pelos signos do zodíaco. Nascer de Áries ou Aquário determinam quem você é, o que deverá fazer durante a vida, qual emprego terá e onde viverá. Dentro desse mundo, um assassinato chama a atenção da mídia e de toda a San Celeste. Em meio a investigação do assassinato do chefe de polícia Peter Williams, vamos conhecer o Taurino conservador Jerome  Burton, a astróloga aquariana liberal Lindiwe Childs, o capricorniano riquíssimo Daniel Lapton e o Ariano David Cray. Todos estão envolvidos, mas qual a parcela de culpa de cada um?

Esse livro está na minha lista de leitura há muito tempo, mas a capa nunca me deu aquela vontade de ler, então eu sempre ia deixando ele para depois, depois, depois... Só que chegou a hora de encarar essa leitura e, convenhamos, não poderia ter sido em melhor momento. Tinha acabado de sair de uma leitura jovem adulto e estava querendo algo mais complexo, talvez sangrento e com algum mistério. "O Assassino do Zodíaco" entrega todos esses elementos para o leitor, mas não de bandeja. O autor soube bem como trabalhar os assassinatos chocantes com as castas de signos e a discriminação.

Nem todos os signos são abordados profundamente durante o livro, ficamos as voltas com os Arianos e os Taurinos por conta dos homicídios e da completa investigação conduzida pelo famoso superdetetive taurino Jerome Burton e Lind, uma astróloga forense aquariana e muito conceituada.
"A sociedade mudaria se as pessoas vissem as divisões com mais clareza? As coisas melhorariam ou piorariam?"
A escrita do autor é daquelas que te prende em uma linguagem fácil, que desliza pela história e te faz desejar mais a cada capítulo, tanto que precisei me segurar para ler o livro aos poucos, ou teria devorado a história em apenas dois dias. Se você começar a leitura e encontrar uma história que te prendeu no primeiro capítulo, mas esta um pouco arrastada nos outros cinco, por favor, insista na leitura, pois depois que o autor te situar entre os personagens e as castas, a trama toma um rumo que é difícil de largar.
"Identificar signos era uma habilidade tão comum e importante, que a maioria das pessoas fazia isso de modo automático."
Os personagens, por menos que apareçam, são completos e cativantes. Ou você definitivamente os ama ou os odeia de imediato. Mesmo Maria, que pouco apareceu na trama mas teve um papel super importante, é um personagem completo com passado, presente e futuro, mesmo que incerto. O autor não deixou faltar nada em seus personagens.

A maneira como Sam Wilson separa o mundo pelos signos e cria para todos eles um bairro e empregos que se encaixam em suas categorias é certamente genial. Ele trabalha de maneira majestosa a discriminação e intolerância, tornando a segregação tão enraizada dentro da sociedade, que se torna quase impossível eliminá-la. Ver que seu signo te levaria a ter uma boa vida ou uma péssima,  ter um bom ou um terrível emprego e morar em um bairro violento ou em um bom bairro é uma loucura, parece surreal, mas também muito plausível, o que deixa tudo ainda mais assustador. 

"O Assassino do Zodíaco" é aquele thriller que te leva a questionar hierarquias, que te revolta pelos tratamentos diferenciados de cada signo e que te surpreende do início ao fim. Só me resta ficar desejando que o autor escreva mais livros no mundo distópico e incrível que criou neste livro.


_ _ _ _ 



Sam Wilson.


0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo