21 de setembro de 2019

Antes de Dormir - S. J. Watson


Título Original: "Before I Go To Sleep" | Autor(a): S. J. Watson | Gênero: Suspense e Mistério | Ano: 2012 | Páginas: 400 | Editora: Record | Skoob | Ler um Trecho | Data da Leitura: 12/09/2019

Sinopse: Se a loucura é o oposto do que nos faz humanos, o espelho onde repousa nosso reflexo distorcido, a memória é o que nos alinha com a razão. Talvez por isso, os dois temas estejam entre os preferidos dos romancistas. Mas poucas vezes seu uso, ou o do alinhavo entre os dois, resulta num livro tão singular. A originalidade nessa seara é artigo raro de encontrar. Mas não impossível, como mostra o incensado romance de estréia de S. J. Watson.
Antes de dormir pegou a crítica especializada — e o público — de surpresa. E resultou numa onda de elogios entusiasmados de nomes como Lionel Shriver e Dennis Lehane. E na compra dos direitos para o cinema por Riddley Scot, que já garantiu Nicole Kidman no elenco. Pensado por um audiologista do Hospital St. Thomas de Londres entre turnos e aulas sobre como escrever um romance, este é um thriller extremamente literário que aposta no trivial, no mundano.
Tudo pode acontecer. Tudo acontece. Antes de dormir violenta toda e qualquer fabulação. É quase impossível não criar conjecturas que caem a cada página, para serem substituídas por outras teorias igualmente equivocadas. No centro deste romance surpreendente sobre memória, identidade e loucura, está uma pergunta aterrorizante. Como alguém pode viver se não consegue acreditar em si mesmo? Mais: como é possível se construir em menos de 24h?
Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar.
É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

"Antes de Dormir" vai nos contar a história de Christine Lucas, uma mulher na faixa dos quarenta anos que não se lembra de nada. Christine é amnésica e pode reter apenas memórias de um dia, quando ela dorme, todas as suas memorias desaparecem e ao acordar, Christine, acha ser décadas mais nova e está ao lado de um homem que não reconhece, em um quarto que não se lembra numa casa que nunca viu. O homem se diz seu marido e explica a Christine o que está acontecendo, o que ela tem pra fazer aquele dia e o quanto são felizes vivendo daquela forma. Será mesmo?

Se é livro pra desgraçar a cabeça e me deixar pensando nele por dias, pode acreditar que eu corro para ler e não foi diferente com "Antes de Dormir". Conheci o livro por uma propaganda no Facebook da própria editora e por ser uma publicação mais antiga, fiquei surpresa de eu ainda não conhecer o título, já que adoro livros com enredo cheio de segredos.

O livro tem uma premissa muito interessante e inicia muito bem. Queremos saber o que aconteceu com Christine e como ela se tornou alguém amnésica e como ela reverterá seu estado para lembrar de quem é e de quem ama. O problema é que, como se trata de um livro de 400 páginas, não tinha como a história seguir nos prendendo o tempo todo. Existem pontos durante o livro que você sente que já leu aquilo, já sabe sobre aquela informação e ter aquilo repetido e repetido um capítulo após o outro pode deixar a leitura um pouco cansativa, mas mesmo assim, insisto para que continuem, o final vale todo esse esforço.
"A casa está em silêncio e escura agora. Mais cedo, no entanto, me pareceu que tudo estava vivo."
Os personagens são poucos e todos bem trabalhados pelo autor. Já que ficamos às voltas com Christine, Ben e o Dr. Nash, com o passar das páginas, sabemos com quem estamos lidando e a personalidade de cada um, mesmo através dos olhos de apenas um narrador.

Apesar das pequenas mentiras contadas a Christine, Ben parece um bom homem, uma pessoa trabalhadora que se anula para o bem da esposa que não se lembra de nada, mas é impossível não desconfiar do Ben durante toda a leitura. Quando lemos a frase “Não confie em Ben” escrita na capa do diário de Christine, já sabemos que algo ali pode não estar tão certo e perfeitinho como parece.
"O diário parecia proibido, perigoso, embora talvez se devesse ao cuidado com que eu o havia escondido."
"Antes de Dormir" é aquele livro que te prende em poucas páginas. Com uma narrativa fácil e bastante agradável, S. J. Watson te entrega um livro muito instigante no início, depois te faz querer desistir na metade e te entrega um final adequado para tudo o que aconteceu durante a história. Eu só queria que a narrativa tivesse continuado um pouquinho mais após o final, já que o livro termina de forma abrupta, nos deixando órfãos de mais Christine Lucas.

Existe uma adaptação do livro para o cinema que foi lançado em 15 de janeiro de 2015 no Brasil e conta com Nicole Kidman (Christine Lucas), Colin Firth (Ben Lucas) e Mark Strong no elenco, e direção de Rowan Joffé.

_ _ _ _ 

S. J. Watson nasceu em Stourbridge, em West Midlands, vive em Londres e trabalhou no Serviço Nacional de Saúde durante anos. Em 2008, Watson foi aceito no primeiro Curso “Escrever Um Romance” da Faber Academy, um programa que aborda todos os aspectos do processo da escrita de um romance. Antes de Adormecer é o resultado. Antes de Adormecer está traduzido em mais de 30 línguas.

Outras Obras:

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo