24 de setembro de 2018

A Menina Que Não Sabia Ler - Vol 2 - John Harding



Título Original: "The Girl Who Couldn't Read" | Autor(a): John Harding | Gênero: Suspense | Ano: 2014 | Páginas: 288 | Editora: Leya | Skoob | Ler um Trecho | Data da Leitura: 08/2014

Sinopse: "Um acidente de trem. Uma identidade trocada. Os detalhes poderão mudar o rumo dessa história... Depois de viver presa num mundo obscuro, assustador e sem palavras em A menina que não sabia ler, a pequena Florence viverá uma nova e misteriosa aventura onde nada é realmente o que aparenta ser e todos podem se tornar inimigos em potencial. Mas onde ela encontrará uma saída? Um aliado? O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor — uma ilha que funciona como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira em quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, o “tratamento moral”, é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra do próprio nome, fala de modo estranho e não consegue saber quando e como chegou àquele lugar. Por que afinal ela desperta tanto a curiosidade do médico? Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosas (e assombradas) percorrendo misteriosamente os corredores da clínica durante a noite, as vidas de Florence e John Shepherd estarão mais ligadas do que podemos imaginar... Arrisque-se e tente achar uma saída no labirinto claustrofóbico criado em A menina que não sabia ler vol. 2."

Li este livro em 2014, numa época que eu tinha conseguido um emprego que não podia usar nem a internet, nem o celular. Não me lembro direito qual trabalho era, tenho uma vaga lembrança, mas só de pensar em trabalhar hoje sem internet ou sem poder usar o celular já acho um absurdo.

Enfim, na época fiquei feliz em saber que existia uma continuação de "A Menina Que Não Sabia Ler", afinal, muitas perguntas ficaram sem respostas no primeiro livro e eu achei que a continuação conseguiria me responder todas as dúvidas que eu ainda tinha, mas para o meu desespero, "A Menina Que Não Sabia Ler - Vol 2" só me deixou com ainda mais dúvidas.

O livro conta a historia de John Shepherd que, após um acidente de trem, toma a personalidade de outro homem e começa a viver sua vida. Durante o livro, muitas tragédias acontecem para que John consiga o que quer ou, ao menos, consiga continuar vivendo como uma pessoa que ele não é, mas o que me deixava agoniada era a falta de informações sobre Florence, sua família e seus amigos de Blithe House. Quanto mais se lê, menos se sabe o que aconteceu com Florence e mais curiosa quanto a isso e a outros acontecimentos você vai ficando.
"A resposta me fez pensar. Ela parecia tão aterrorizada ante a simples ideia de aprender a ler que não adiantaria insistir muito."
Agora, Florence é uma garota desmemoriada e está aos cuidados do Dr. John Shepherd que fica bem surpreso com os cuidados que são dispensados as mulheres e deseja implantar um tratamento um pouco mais humanizado.

O livro é tão bom quando o primeiro e, apesar de achar que encontraria as respostas para as minhas perguntas sobre o primeiro livro, não encontrei nenhuma resposta, só fiquei com ainda mais perguntas na cabeça. Até hoje acreditava que, um dia, poderia ser lançado um terceiro livro, mas descobri que o autor faleceu no ano passado, então, ficarei sem saber onde está Giles e o que Florence fará a partir de agora.

Mesmo sem provável continuação, "A Menina Que Não Sabia Ler - Vol. 1 e 2" são livros sensacionais e vale muito a pena um mergulho nessa história muito bem contada.

_ _ _ _ 


John Harding nasceu em uma pequena aldeia na Inglaterra, em 1951. Após concluir a universidade, mudou-se para Londres, onde trabalhou como repórter e foi editor de várias revistas importantes. Decidiu tornar-se freelancer para se dedicar ao sonho de escrever ficção. Autor de diversos bestsellers, Harding faleceu em setembro de 2017.




0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo