1 de agosto de 2019

Inside - A sujeira do Mundo Literário - Camila Deus Dará

Autor(a): Camila Deus Dará | Gênero: Literatura Nacional | Ano: 2018 | Páginas: 93 | Editora: Independente | Skoob | Ler um Trecho | Data da Leitura: 04/12/2018

Sinopse: Inside é um livro sobre relatos de uma escritora que desistiu.
Depois de descobrir que o mercado literário não passava de uma mentira, Coraline Dalto Dutra decidiu contar de forma detalhada todas as coisas ruins que lhe aconteceram e sobre toda a sujeira por trás dos bastidores das publicações. Em poucas páginas ela nos fala sobre como funciona o mercado literário e nos conta sobre todas as editoras desonestas que passaram por sua vida e todas as pessoas que a enganaram e que continuam enganando outros autores por aí.
Se você faz parte desse maravilhoso universo das letras, cuidado, seu nome pode estar escondido em algum capítulo.


Li "Inside - A sujeira do Mundo Literário" através do Kindle Unlimited. Até então não havia tido contato com a escrita da Camila Deus Dará, mas a leitura desse livro foi tão rápida que eu não vi as horas passarem. Camila nos apresenta a história de uma escritora desde o inicio até a quase desistência da carreira.
"Muitos dirão que, no mundo da escrita, todos são unidos; que escritores são uma raça superior, pessoas instruidas, cultas e que respeitam uns aos outros. (...) Bobagem! A maioria só está ali para tentar te derrubar. Muitos fingem que são seus amigos, mas só aparecem quando precisam de favores e de ajuda. Quando você precisa deles, todos somem, ai é cada um por si."
Sendo totalmente reais ou um pouco fantasiosos, os fatos que a Camila coloca em seu livro me fizeram pensar sobre o que eu passei quando resolvi publicar alguma coisa por uma editora. A maioria dos prazos não eram cumpridos, os e-mails nunca eram respondidos e jamais se conseguia contato com alguém lá de dentro. Inclusive, no dia do lançamento, mudaram o horário para beneficiar outra autora com """Mais""" nome e todos os meus amigos e familiares chegaram para um lançamento que não aconteceu, inclusive eu. Explicações? NENHUMA, inclusive fui bem mal tratada pela representante, que também é autora.
"Quanto mais conhecido você fica, mais pessoas te odeiam." 
"O amor pode até criar laços e amizades, mas nada aproxima mais os seres humandos do que o odio em comum."
Tudo o que "Inside - A sujeira do Mundo Literário" fala sobre o ódio que as pessoas, gratuitamente, nutrem por outro alguém que também está lançando um livro ou tentando entrar no mundo literário é real. Sabemos que existe publico para tudo, inclusive para o que já está sendo escrito há séculos e mesmo assim, as pessoas acham que apenas o que elas escrevem é bom e que você não deveria ter a chance de entrar no mercado literário escrevendo seja lá sobre qual gênero for.
Muita coisa sobre a editora TRAP eu também passei, claro que numa escala bem menor que a protagonista do livro, mas a unica história que publiquei tive os mesmos problemas com a editora. O mais engraçado é que uma boa parte do que aconteceu com a protagonista, aconteceu comigo e eu consegui ligar alguns acontecimentos do livro a muitas coisas que passei.
"No começo você acredita que tem um grupo de amigos, mas aos poucos vai descobrindo a verdade. Não são seus amigos, grande parte só está interessado no tipo de ajuda que você pode oferecer." 
"E o escritor que não aceita críticas? Nossa, existem muitos assim, a lista é gigantesca. Alguns até criam perfis falsos para xingar o leitor que não gostou do livro. É patético."
Eu passei por essa de perfis falsos para denegrir meu blog. O que leva um autor a recrutar pessoas e familiares para criticar o que você pensou do livro dele? Para dizer que você não entendeu a história, ou simplesmente, o próprio autor(a) te mandar mensagem no seu perfil pessoal para dizer para você que a sua resenha com apenas três estrelas no Skoob foi uma vingança por ele ter te cobrado um prazo? Sério que três estrelas no Skoob não é suficiente pra você?

Existem muitos autores legais que torcem para que a literatura nacional cresça e ganhe seu espaço? Acredito que sim, mas até agora não encontrei nenhum e a maioria esmagadora é egoísta, antipática e se acha um ser superior seja em cultura ou em sabedoria sobre o ramo, tornando tudo uma grande sujeira.
"Se você não tiver muito dinheiro, uma agencia conhecida ou um bom contato, esqueça as grandes editoras. Não vai acontecer, nem precisa se iludir, você será esmagado antes de tentar."
"Inside - A sujeira do Mundo Literário" é quase uma leitura obrigatória antes de você tentar publicar qualquer coisa. É claro que você não deve se deixar desestimular por tudo o que aconteceu ou acontece com autores nacionais, siga seu sonho, mas esteja bem atento a alguns sinais e prepare-se para muitas decepções.
_ _ _ _

Uma garota de 26 anos que adora moda e maquiagem ao mesmo tempo que Star Wars e Peter Pan.
Cresceu em uma família que vivia a base de jogos de vídeo game, filmes da locadora do posto de gasolina mais próximo e das histórias que o avô sempre contava. Acredita que todos esses fatos colaboraram para a escolha da sua profissão.
Aos 9 anos de idade descobriu o mundo mágico dos livros e, depois disso, surgiu uma vontade imensa de criar suas próprias histórias e dividi-las com o mundo.
Hoje ela vive no interior de São Paulo com o marido, o filho e um cachorro chamado Frodo, e pretende continuar contando histórias pelo resto da sua vida.

Outras Obras: A Mestiça Trilogia Ninho de Fogo # 1

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LuMartinho | 2014 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo